Pular para o conteúdo principal

Como entender a Bíblia - Introdução ao estudo do Livro
Matrículas encerradas

Quem tenta desenvolver uma abordagem aos textos bíblicos, sem qualquer espécie de preparação prévia, normalmente encontra inúmeras dificuldades pela frente. Essas dificuldades decorrem da falta generalizada de cultura bíblica evidenciada pela generalidade dos indivíduos, mesmo dos que se dizem religiosos ou mantêm prática religiosa. Este pequeno curso, gratuito (de apenas 6 sessões, com periodicidade semanal), poderá ajudar a ultrapassar essas dificuldades iniciais, pelo facto de se centrar nas questões que mais dúvidas trazem aos interessados na temática.
Matrículas encerradas

Sobre o Curso

Quem tenta desenvolver uma abordagem aos textos bíblicos, sem qualquer espécie de preparação prévia, normalmente encontra inúmeras dificuldades pela frente. Essas dificuldades decorrem da falta generalizada de cultura bíblica evidenciada pela generalidade dos indivíduos, mesmo dos que se dizem religiosos ou mantêm prática religiosa.

Este pequeno curso, gratuito (de apenas 6 sessões, com periodicidade semanal), poderá ajudar a ultrapassar essas dificuldades iniciais, pelo facto de se centrar nas questões que mais dúvidas trazem aos interessados na temática.

Formato do Curso

As diferentes sessões previstas para o curso serão realizadas online através da Plataforma Zoom. Cada sessão tem dia e hora marcadas (consulte o programa mais abaixo). Esteja atento ao calendário das aulas para não as perder. As sessões online serão gravadas.

Programa

1ª Sessão - Maio, 14, 21h (hora de Lisboa - GMT+1): A violência do Antigo Testamento. Como entender o ambiente de violência presente no Antigo Israel?

Resumo: O ambiente histórico do Antigo Testamento contém descrições de elevada violência dificilmente compreendida pela generalidade dos leitores, visto que se trata dum livro sagrado para a fé cristã. Que razões poderão justificar este clima? Como entender a imagem do “Senhor dos Exércitos” nos escritos hebraicos? O que pode ajudar a compreender a tónica de destruição dos inimigos do povo do Antigo Israel?


2ª Sessão - Maio, 21, 21h (hora de Lisboa - GMT+1): Bíblia: um livro sagrado? A história do canon bíblico

Resumo: Sendo a Bíblia não um livro mas uma biblioteca, como entender a sua coerência interna, se é que existe? E como aceitar a sua essência sacra face ao facto de ter sido escrita por seres humanos de carne e osso, falíveis como quaisquer outros? Como se pode aceitar então a sua inspiração sobrenatural? Quando e como terá sido formado o canon bíblico?


3ª Sessão - Maio, 28, 21h (hora de Lisboa - GMT+1): Porquê tanta diversidade religiosa cristã no mundo? Como entender a diversidade dos múltiplos ramos e doutrinas da fé cristã.

Resumo: Se a Bíblia é única, como entender o facto da extrema diversidade religiosa da fé cristã, incluindo múltiplas igrejas, diferentes doutrinas e diversas organizações eclesiásticas, que tantas vezes se combateram entre si ao longo dos últimos dois mil anos? O que leva a tão elevada dispersão doutrinária e a praxis tão diferenciadas?


4ª Sessão - Junho, 04, 21h (hora de Lisboa - GMT+1): A Revelação progressiva do Deus da Bíblia: Do Deus de Israel ao Deus universal

Resumo: Existirá um processo de Revelação divina de carácter progressivo e linear ao longo da história bíblica? Sendo assim, que motivos terão originado tal processo e de que modo ele pode ser percepcionado e compreendido à luz dos textos bíblicos? Ou haverá, afinal, a representação de diferentes divindades entre o Antigo e o Novo Testamentos?


5ª Sessão - Junho, 11, 21h (hora de Lisboa - GMT+1): Intertextualidades bíblicas: Diálogos entre o Antigo Testamento e Novo Testamento

Resumo: Que relações se poderão encontrar entre as duas partes distintas que formam a Bíblia, sabendo-se que a primeira testemunha o Deus do povo hebreu e a segunda Jesus Cristo e o Deus da fé cristã? Que intertextualidades se verificam? Em que medida o Antigo Testamento aponta para o Novo e este testifica do Antigo?


6ª Sessão - Junho, 18, 21h (hora de Lisboa - GMT+1): Como ler a Bíblia? Princípios gerais de hermenêutica.

Resumo: Sendo os textos bíblicos tão diversos, tanto do ponto de vista literário como dos seus autores e respectivas culturas locais, e atendendo aos milhares de anos de distância entre alguns deles, como poderemos desenvolver uma hermenêutica séria que nos traduza um sentido minimamente fiel, sem cair em interpretações abusivas e descontextualizadas?


Avaliação do Curso

O curso tem um momento de avaliação final que deverá ser submetido para avaliação até às 23h (hora de Lisboa) do dia 1 de julho. O teste é constituido por 6 perguntas de desenvolvimento.

Como posso assistir às aulas?

Paa assistir às aulas é necessário ter uma ligação à internet e um dispositivo (computador, smartphone ou tablet) que permita aceder às aulas online. Para seu conforto é conveniente que tenha consigo auscultadores (phones de ouvido) que permitam ouvir mas também falar (os auscultadores que são fornecidos habitualmente com os smartphones são suficientes).

Sistema Zoom

Para participar em videoconferências através do sistema Zoom é conveniente que descarregue o software Zoom disponível para os navegadores Google Chrome e Firefox.

Destinatários

Todos os interessados no estudo da Bíblia.

Avaliação

A avaliação do curso é realizada através da entrega do trabalho individual no final do curso. Este trabalho vale 100% da nota final.

Requisitos

Não tem.

Preço

O curso é gratuito. Os estudantes que pretendam submeter o trabalho final para avaliação e ter acesso ao certificado em caso de aproveitamento terão que realizar um pagamento no valor de 25 Euros

Certificação do curso

Os estudantes inscritos no curso podem optar por frequentar o curso de dois modos distintos: 

  • Modo Observadorr - com acesso a todos os conteúdos mas sem possibilidade de submeter o trabalho final de avaliação e sem acesso ao certificado final.
  • Modo Verificado - com acesso a todos os conteúdos e submissão do trabalho final com acesso ao certificado final em caso de aproveitamento. Os alunos que pretendam esta modalidade poderão realizar o pagamento. Os trabalhos submetidos pelos alunos no Modo Verificado serão avaliados e em caso de aproveitamento será emitido o respectivo certificado de Aproveitamento.

Os estudantes que pretendam submeter o trabalho final para avaliação e respectivo certificado em caso de aproveitamento deverão proceder ao pagamento de 25 Euros.

O pagamento do valor de 25 Euros deverá ser realizado na seguinte página https://www.eventbrite.com/e/registo-como-entender-a-biblia-introducao-ao-estudo-do-livro-104768872518. O pagamento poderá ser realizado até às 19h00 do dia 02 de julho

Autor do curso

José Brissos-Lino

José Brissos-Lino

Doutorado em Psicologia, na área de Psicologia da Religião, Mestre em Relação de Ajuda e Terapias Existenciais. Director do Mestrado em Ciência das Religiões e investigador na Universidade Lusófona. Coordenador do Instituto de Cristianismo Contemporâneo (ICC). Investigador Integrado do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Orientador de dissertações de Mestrado e de teses de Doutoramento.


Sobre o Instituto de Cristianismo Contemporâneo

Este curso é da responsabilidade científica do Instituto de Cristianismo Contemporâneo, que integra a Área de Ciência das Religiões (FCSEA/ULHT), coordenado pelo Prof. Doutor José Brissos-Lino. O ICC pretende incentivar a investigação científica na área da religião e espiritualidade, no âmbito dos vários ramos da fé e vivência cristãs.

Sobre a Área de Ciências das Religiões

A Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona é o primeiro espaço académico, em Portugal, inteiramente dedicado ao estudo das Religiões e com total imparcialidade confessional. Confere uma formação sólida reconhecida; competências e conhecimentos em âmbitos específicos e fundamentais para investigadores no vasto campo dos estudos sobre o Fenómeno Religioso, preparando profissionais altamente qualificados, capazes de acrescentar valor como técnicos e quadros superiores, peritos, docentes e formadores, num leque muito variado de áreas de actividade.

O universo religioso sofre actualmente metamorfoses profundas: à medida que os espaços humanos se tornam cada vez mais multiculturais, o conhecimento das religiões assume um contributo fundamental para o aprofundamento da cultura democrática.

Matrículas encerradas