Skip to main content

Ecologia e Espiritualidades


Lusófona X
Enrollment is Closed

Sobre o Curso

A ecologia é um assunto que está na ordem do dia. Ninguém pode fechar os olhos diante de tantas questões ambientais. Desde a falta de água, à poluição dos oceanos, à contaminação das grandes cidades, todos são assuntos que nos dizem respeito.

Tendo consciência disso, a Área Científica de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona criou uma plataforma onde estas questões podem ser debatidas e com a nota da diversidade espiritual. Hinduísmo, Budismo, Islão, cristianismo, paganismo são algumas das cosmovisões que se pronunciaram sobre os problemas ambientais, sobre a necessidade de fazer alguma coisa a respeito e, neste contexto, criaram um vínculo entre adesão espiritual e mundividência ambiental.

Com estas notas, acreditamos que este projeto será um marco cultural e científico cheio de potencialidades para erguer um mundo melhor e mais preocupado com a natureza e o meio ambiente.

Objetivos

Este curso pretende fomentar o diálogo em torno da ecologia e a integração das diferentes espiritualidades, por isso reuniu diferentes especialistas que se pronunciaram sobre o assunto.

Destinatários

Apesar de ser um curso produzido por universitários e especialistas de altíssima craveira, não se destina simplesmente aos estudantes. Tal como os objetivos indicam: este curso interessa a todo aquele que se preocupa com o ambiente e com as espiritualidades. Melhor, interessa a todo aquele que quiser viver bem enquadramento no espaço, no tempo e no mundo.

Avaliação

A avaliação do curso consiste na submissão de um ensaio final até 800 palavras. Cada trabalho será avaliado de forma anónima por outro aluno com base em critérios previamente definidos. A submissão do ensaio deverá ser feita até ao final do dia 24 de julho. A avaliação dos trabalhos pelos alunos deverá ser feita até ao dia 31 de julho. Apenas o ensaio final conta para a nota do curso, assim, a nota que for obtida no ensaio será a nota final do curso.

Certificação

Será entregue um certificado de conclusão do curso em "Ecologia e Espiritualidades" a todos os alunos que tenham optado pelo modo de certificação e obtido a nota mínima de 60% (entre 0-100%) no ensaio final. O pagamento pela opção de Certificação tem um custo de 25 euros e poderá ser feito até ao dia 31 de julho. A inscrição poderá ser feita no seguinte link - https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-ecologia-e-espiritualidades-110788320850

Direção Científica

Paulo Mendes Pinto

Universidade Lusófona - Ciência das Religiões


Daniel Mineiro

Universidade Lusófona - Ciência das Religiões

Apresentação dos especialistas convidados:

Paulo Mendes Pinto (O olhar para a Criação como possibilidade ecológica)

Paulo Mendes Pinto é coordenador da área de em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, onde também dirige o projeto REC-XXI – Religiões, Educação e Cidadania.
Desenvolve investigação sobre História das Religiões Antigas (mitologia e literaturas comparadas), Historiografia e Teoria da História e Diálogo entre as Religiões, Convívio e Cidadania. Dedica parte dos seus trabalhos a questões sobre a relação entre o Estado e as religiões.

Daniel Mineiro (A Ecologia numa visão filosófica e teológica):

Daniel Mineiro é licenciado, mestre e doutor em filosofia. Tem especialidade em filosofia contemporânea e religiosa. Neste momento, colabora com a Universidade Lusófona no departamento de Ciência das Religiões.

Rui Lomelino de Freitas (A Ecologia numa redescoberta da Espiritualidade):

Rui Lomelino de Freitas é Investigador Associado na Universidade Lusófona (ULHT) leciona no Mestrado em Ciência das Religiões da ULHT e é Membro da European Society for the Study of Western Esoteriscism (ESSWE). Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), é Mestre em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona (ULHT), com dissertação dedicada ao estudo dos Manifestos Rosacruzes do séc. XVII.

Isobel Andrade (Enfoque Politeísta):

Associação Pagã portuguesa, de carácter religioso, representante dos crentes Politeístas. Desenvolve acções no âmbito religioso politeísta, cultural, social e humanitário, a sensibilização ecológica e o diálogo inter-religioso.
Representa Portugal na Pagan Federation International, desde 1997.

Ajit Hansraj Kesaria (Enfoque Hindu):

Vice Presidente da Direcção da Comunidade Hindu de Lisboa.

António José Caria Mendes (Enfoque Judaico):

Arquiteto, foi Presidente ad Associação de Amizade Portugal-Israel, tem um vasto trabalho no âmbito do património sefardita em Portugal.

Luís Larcher (Enfoque Cristão Católico):

Doutor em Filosofia (Univ. Navarra), Mestre em Teologia (Univ. Católica), Licenciado em Filosofia (Pont. Univ. de S. Tomás - Roma), Licenciado em Teologia (Univ. Católica) e Licenciado em Direito (Fac. de Direito), é docente desde 1983, tendo percorrido a carreira universitária: monitor, assistente, prof. auxiliar convidado, professor auxiliar, professor associado e professor catedrático convidado.

José Brissos-Lino (Enfoque Cristão Protestante):

Doutorado em Psicologia e Especialista em Ciência das Religiões; Diretor do Mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona; Coordenador do Instituto de Cristianismo Contemporâneo; Investigador do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias – Universidade de Lisboa) e do CIPES (Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade – Universidade Lusófona).

Fabrizio Boscaglia (Enfoque Islâmico):

Fabrizio Boscaglia é doutor (PhD) em Filosofia pela Universidade de Lisboa, docente e investigador na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona (ULHT), colaborador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL).

Joaquim Morreira (Enfoque d’A Igreja de Jesus Cristo dos SUD, “Mórmons”):

Elder Joaquim Moreira; membro do Terceiro Quórum dos Setenta da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Desenvolve ainda os seus estudos de Mestrado na Universidade Lusófona.

Marco Oliveira (Enfoque Bahá’í):

Marco Oliveira é membro da Comunidade Bahá’í desde 1984. É autor do blog “Povo de Bahá (facebook.com/povodebaha/), desenvolveu vários trabalhos relacionados com a Fé Bahá’í e tem um interesse especial por História e Religião.

  1. Course Number

    ECOESP-01
  2. Classes Start

  3. Classes End

  4. Estimated Effort

    02:00