Skip to main content

Lutero 500 anos - Introdução ao Estudo da Reforma


Lusófona X
Enrollment is Closed

Sobre o Curso

Este Curso aborda a realidade histórica e cultural da Reforma religiosa na Europa, iniciada no século XVI e seus impactos (ou ausência deles) verificados em Portugal e no Brasil.

Objetivos

Este curso livre pretende contribuir para oferecer aos alunos uma visão integrada da Reforma religiosa na Europa, especialmente a partir de Lutero, 500 anos depois. Pretende também suscitar interesse em estudos posteriores na área da Ciências das Religiões.

Competências a Adquirir

Pretende-se que os alunos adquiram competências de conhecimento histórico, compreensão do fenómeno religioso e dos efeitos culturais, políticos, sociais e religiosos do movimento reformador, no final de cada módulo, do ponto de vista dos conteúdos apresentados.

Destinatários

Lideranças religiosas em geral, pastores/as e leigos/as, homens e mulheres, envolvidos com o campo religioso/eclesial, agentes de pastoral, educadores/as, líderes comunitários, estudantes e professores/as de teologia ou de ciência das religiões, responsáveis de capelanias, orientadores de grupos religiosos ou outros.

Avaliação

A avaliação do curso é realizada através da entrega do trabalho individual no final do curso. Este trabalho vale 100% da nota final.

Requisitos

Não tem.

Preço

Os estudantes inscritos no curso Lutero 500: Introdução ao Estudo da Reforma disponível online na Lusófona X - Academia Digital da Universidade Lusófona podem optar por frequentar o curso de dois modos distintos: 

  • Modo Observador - com acesso a todos os conteúdos mas sem possibilidade de submeter o trabalho final de avaliação e sem acesso ao certificado final.
  • Modo Verificado - com acesso a todos os conteúdos e submissão do trabalho final com acesso ao certificado final em caso de aproveitamento. Os trabalhos submetidos pelos alunos no Modo Verificado serão avaliados e em caso de aproveitamento será emitido o respectivo certificado de Aproveitamento.

Os estudantes que pretendam submeter o trabalho final para avaliação e respectivo certificado em caso de aproveitamento deverão proceder ao pagamento de 25 Euros.

Avaliação

Será atribuido um certificado de conclusão aos participantes que optem pelo Modo Verificado e que submetam o trabalho final no qual obtenham a classificação mínima de 60% (numa escala de 0 a 100). Os restantes alunos terão acesso a todos os conteúdos mas não haverá lugar à emissão de Certificado de Conclusão.

Programa

Parte 1 - A Reforma na temporalidade: conteúdos disponíveis a 7 de maio

  • Módulo I - Antecedentes da Reforma
  • Módulo II - Reforma e Modernidade
  • Módulo III - As 95 teses
  • Módulo IV - Teologia(s) da(s) Reforma(s)

Parte 2 - A Reforma: teologia, educação e práticas pastorais: conteúdos disponíveis a 14 de maio

  • Módulo V - Contra-Reforma
  • Módulo VI - O Papel da Bíblia na Reforma
  • Módulo VII - Profissão e Vocação em Lutero
  • Módulo VIII - O primado da Educação na Reforma
  • Módulo IX - Reforma e Pensamento Científico
  • Módulo X - A Música como elemento litúrgico e de reflexão pessoal

Parte 3 - Ecos da Reforma: conteúdos disponíveis a 21 de maio

  • Módulo XI - Portugal sem Reforma
  • Módulo XII - A Europa depois da Reforma
  • Módulo XIII - Ecos da Reforma no Brasil

Exercício de avaliação final

os estudantes que tenham optado pelo Modo Verificado do curso podem submeter o trabalho a partir do dia 28 de maio. Data limite para entrega: 23h00 do dia 14 de junho

Autor do curso

José Brissos-Lino

José Brissos-Lino

Doutorado em Psicologia, na área de Psicologia da Religião, Mestre em Relação de Ajuda e Terapias Existenciais. Director do Mestrado em Ciência das Religiões e investigador na Universidade Lusófona. Coordenador do Instituto de Cristianismo Contemporâneo (ICC). Investigador Integrado do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Orientador de dissertações de Mestrado e de teses de Doutoramento.

Docentes do curso

Docentes: Alexandre Honrado, Annabela Rita, Floriana Oliveira, José Eduardo Franco, Jónatas Meneses, Jorge Pinheiro, Paulo Mendes Pinto e Timóteo Cavaco.


Sobre o Instituto de Cristianismo Contemporâneo

Este curso é da responsabilidade científica do Instituto de Cristianismo Contemporâneo, que integra a Área de Ciência das Religiões (FCSEA/ULHT), coordenado pelo Prof. Doutor José Brissos-Lino. O ICC pretende incentivar a investigação científica na área da religião e espiritualidade, no âmbito dos vários ramos da fé e vivência cristãs.

Sobre a Área de Ciências das Religiões

A Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona é o primeiro espaço académico, em Portugal, inteiramente dedicado ao estudo das Religiões e com total imparcialidade confessional. Confere uma formação sólida reconhecida; competências e conhecimentos em âmbitos específicos e fundamentais para investigadores no vasto campo dos estudos sobre o Fenómeno Religioso, preparando profissionais altamente qualificados, capazes de acrescentar valor como técnicos e quadros superiores, peritos, docentes e formadores, num leque muito variado de áreas de actividade.

O universo religioso sofre actualmente metamorfoses profundas: à medida que os espaços humanos se tornam cada vez mais multiculturais, o conhecimento das religiões assume um contributo fundamental para o aprofundamento da cultura democrática.

  1. Course Number

    LUTERO-500
  2. Classes Start

  3. Classes End