Skip to main content

Maria Madalena: Santa e Profana

Este curso é constituído por 4 aulas e destina-se a estudar a simbologia e os relatos imagéticos, documentais e arqueológicos sobre Maria Madalena.

ATENÇÃO:
A participação no curso se dá após o cumprimento de duas etapas:

ATENÇÃO: Use o mesmo e-mail nas duas etapas da inscrição (pagamento e matrícula). A Inscrição dá direito a assistir às aulas ao vivo ou gravadas e ao certificado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), mediante aprovação nas avaliações.

Sobre o Curso

Apresentação do Curso
Este curso é constituído por quatro encontros e enquadra-se na série “O Sagrado Feminino no Cristianismo”. O estudo do sagrado feminino desperta-nos para as capacidades de criação, acolhimento, força e para as características cíclicas e de conexão da mulher de todas as eras e culturas para com o Sagrado. Dentre as mulheres que estiveram presentes na vida de Jesus, destaca-se Maria Madalena. Sua vida tem ocupado o imaginário cristão há milênios como pecadora arrependida, prostituta, santa, irmã ou esposa de Jesus. Este curso tem como propósito a releitura crítica das perceções artísticas e místicas sobre Maria Madalena, bem como dos textos bíblicos e apócrifos onde a mesma é mencionada, além das descobertas arqueológicas em Magdala, sua cidade natal.

Destinatários
Todos são bem-vindos no curso: curiosos, estudiosos em geral e interessados na história do cristianismo, estudantes e professores/as de ciência das religiões e teologia, líderes religiosos em geral, pastores/as e leigos/as, homens e mulheres, envolvidos com o campo religioso/eclesial, agentes de pastoral, educadores/as e líderes comunitários.

Início
O curso inicia no dia 28 de maio de 2022. Tem a duração de 4 sábados, encerrando no dia 18 de junho.

horário
As aulas acontecerão ao vivo, aos sábados, às 14h do Brasil / 18 h (Portugal) através da plataforma Zoom. Cada aula terá a duração de 1 hora de exposição, seguida de 30 minutos para perguntas e debates. As aulas serão gravadas e disponibilizadas na página do curso para acesso dos alunos.

Avaliação
A avaliação está organizada em duas etapas:

  • Realização dos quizes a cada aula (4)
  • Realização de um breve relatório de aprendizagem ao final do módulo, de 1 a 3 páginas.
A nota final do curso terá a seguinte ponderação:
  • Quizes – 40%
  • Relatório Final – 60%
O curso termina no dia 18 de junho de 2022.
O relatório final deve ser entregue em pdf ou doc até o dia 02 de julho de 2022.

Programa

Aula 1: Maria Madalena: pecadora
Resumo: Estudo das representações artísticas de Maria Madalena através dos tempos.

Aula 2: Maria Madalena: mulher
Resumo: Estudo da importância de Maria Madalena no gnosticismo e na magia contemporânea.

Aula 3: Maria Madalena: vida em Magdala
Resumo: Estudo das descobertas arqueológicas realizadas na cidade natal de Maria Madalena: Magdala.

Aula 4: Maria Madalena: Apóstola
Resumo: Estudo da Maria Madalena bíblica e das relações teológicas estabelecidas sobre ela através dos tempos

Docentes

Lidice Meyer Pinto Ribeiro
Lidice Meyer Pinto Ribeiro é Pós Doutora em Antropologia e História pela Universidade de São Paulo, Brasil e Pós-Doutoranda em Estudos de Globalização pela Universidade Aberta de Portugal. Doutorou-se em Antropologia pela Universidade de São Paulo e é Mestre em Etnobotânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional, Brasil. Professora no Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Portugal e no Moriah College , Investigadora no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa e Investigadora da Cátedra de Estudos Globais da Universidade Aberta de Lisboa (CIPSH). É também membro do Instituto de Cristianismo Contemporâneo (ICC), da Sociedade Portuguesa de História do Protestantismo (SPHP) e Avaliadora do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) e de diversas revistas acadêmicas internacionais.

Atuou por mais de 20 anos junto a Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil, na coordenação da Pós-Graduação em Teologia, Filosofia e Pedagogia, e como professora do Programa de Mestrado em Ciências da Religião, na graduação em Teologia e outros cursos.

Comentarista e consultora sobre assuntos de religião e antropologia em mídias sociais, TV, rádio, jornais e revistas. Possui livros e artigos publicados nas áreas de religiões, história, antropologia e etnobotânica. Realizou pesquisas em Roma (Arquivo Secreto do Vaticano, Archivio Storico di Propaganda Fide, e Universidade Gregoriana), Alemanha, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Brasil.

Website

Márcio Campos
Márcio Campos é jornalista, tendo atuado no Brasil em grandes emissoras de Rádio: Cruzeiro, Aparecida, Cultura, Cacique e Difusora e no Jornal Vale Paraibano. Atuou também nas emissoras de TV: TV Alterosa, Band Vale, Record e Bandeirantes. Fazendo a cobertura de notícias no Brasil e exterior, atuou como repórter e âncora em diversos telejornais como Cidade Alerta, Brasil Urgente, Acontece, Primeiro Jornal e Canal Livre. Há mais de vinte anos no grupo Bandeirantes de Comunicação, atualmente é o responsável pelo Jornal TerraViva, voltado ao agro-negócio.

Realizou extensas pesquisas em Magdala, Israel que resultaram nos especiais “Segredos da Terra Santa” e “A verdadeira história de Maria Madalena” e “Canal Livre Quem foi Maria Madalena” com a Dra. Lidice Meyer Pinto Ribeiro, todos produzidos e veiculados pela BAND TV.

Autor dos livros: “A tragédia de Eloá – Uma sucessão de erros sobre o assassinato de Eloá Pimentel” (editora Landscape) e “Beata Nhá Chica, o milagre da “santa” brasileira” (editora Angelus).

Bibliografia

  • ARRUDA, Lúcia. (2014) Mulheres na vida de Jesus. São Paulo: Paulus.
  • BARBAS, Helena. (2008) Madalena – história e mito. Lisboa: Ésquilo.
  • BOER, Esther de. (2005) Maria Madalena – a discípula amada. Apelação: Paulus Editora.
  • BAUCKHAM, Richard (2002). Gospel Women – Studies of the named women in the Gospels. Michigan: Wm. B. Eerdmans Publishing Co.
  • DIAS, Maria Julieta Mendes; PINTO, Paulo Mendes. (2006) A verdadeira história de Maria Madalena. Cruz Quebrada: Casa das Letras.
  • KENYON, Tom. (2018) El Manuscrito de María Magdalena: Las Alquimias de Horus Y La Magia Sexual de Isis. Ediciones Ende.
  • MORGADO, José Joaquim Lopes (dir.). (1994). A mulher na Bíblia, na igreja e na sociedade. Fátima: Difusora Bíblica. Série Científica II (3).
  • PERRONI, Marinella; SIMONELLI, Cristina. (2017) Maria de Magdala – uma genealogia apostólica. Prior Velho: Paulinas.
  • RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto (2020). O papel das mulheres na Bíblia: protagonistas ou coadjuvantes? Ad Aeternum, 1, 68-85. Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/adaeternum/article/view/7348
  • RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto (2021). O sagrado feminino na primavera bíblica. Mandrágora, 27 (1), 7-30. Obtido de. https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MA/article/view/1035982
  • SÁENZ, Antonio Piñero. (2014). Jesus y las mujeres. Madrid: Editorial Trotta.

Leia alguns dos relatórios de conclusão dos dois módulos anteriores

* Este curso enquadra-se na série “O Sagrado Feminino no Cristianismo”.

Enroll