Sobre o Curso (2ª edição)
A Neurociência aplicada a negócios é o estudo relacionado as influencias deste incrível campo do saber nas mais diversas ciências. Levando-se em conta de que tudo o que percebemos é consequência do que nosso campo sensorial absorve do meio externo, conhecer como nossa biologia trabalha para a construção do pensamento pode nos dar importantes condições de compreender o comportamento humano nos mais diversos aspectos.Enquanto as bases relacionais estiverem sendo direcionadas de Humanos a Humanos quanto mais conhecermos como funcionamos, maiores serão as chances de aproximação positiva.
Objetivos
A proposta desta formação transita na análise, convergência e relação do conjunto de estudos e fatos de diversos campos da ciência e seus impactos através da Neurociência e Psicologia e como suas pesquisas nos trazem informações de como alinhar estratégias específicas para estes campos do saber, onde estas ações influenciem pontos importantes da percepção da Mente Humana
Apesar de, a sociedade moderna contar com o desenvolvimento sem precedentes da Inteligência Artificial como ferramenta de grande apoio a grande maioria de nossas atividades, nos tornando até certo ponto dependentes deste requisito para aprimorar e desenvolver nossa performance, o fato é que, ainda... Humanos Projetam, Humanos constroem, Humanos Compram, Humanos vendem, Humanos estão em todas as pontas da cadeia de negócios... E, portanto são o alicerce de qualquer relacionamento.
Um dos mais importantes neurocientistas da atualidade, o português António Damásio é dono de uma frase considerada uma das grande revoluções do nosso século “Não somos máquinas que pensam que sentem, mas máquinas que sentem que pensam”.
Esta frase apresenta a relação fundamenta de prioridade de elementos emocionais sobre a racionalidade, de tal forma que, a nossa racionalidade sobre inevitavelmente influencias emocionais, consequentemente nossa tomada de decisão e consequentemente nosso comportamento.
Esta formação busca navegar por campos diversos do conhecimento a fim de apresentar possibilidades de que abrir-se para que novos mundos podem trazer grandes vantagens, em outras palavras, quando acontece a interação entre ciências, soluções novas podem ser trazidas a tona, possibilitando a abertura de portas para inovação e diferenciais competitivos.
Nossa proposta parte da premissa de que, interagir com áreas novas é crescer mais, é conseguir encontrar e proporcionar um portfolio de soluções mais assertivas, observadas e construídos sob diferentes óticas de tal forma que torna-se muito mais completa e eficaz.
Programa do curso
Módulo 1: Introdução
1.1 O que é Neurociência;
1.2 Porque é tão relevante conhecer este campo;
1.3 Quais os principais benefícios do conhecimento e aplicação destes estudos;
1.4 Nosso Cérebro, como tudo começou;
1.5 Nosso comportamento segundo nosso Cérebro;
1.6 Curiosidades sobre nosso Cérebro;
Módulo 2: Neuromarketing
2.1 O que é Neuromarketing;
2.2 Quais os principais pilares de aplicação do Neuromarketing;
2.3 Quais os principais benefícios do conhecimento e aplicação destes estudos;
2.4 O que é Neuromarketing e o que não é;
2.5 Gatilhos mentais existem?
2.6 Dicas práticas de como implementar;
Módulo 3: Psicologia do Consumo
3.1 Do que trata a Psicologia do Consumo;
3.2 Porque é tão relevante conhecer este campo;
3.3 Quais os principais benefícios do conhecimento e aplicação destes estudos;
3.4 Como nosso Cérebro decide;
3.5 Porque Consumimos;
3.6 Dicas práticas de como implementar;
Módulo 4: NeuroDireito
4.1 O que é NeuroDireito;
4.2 Quais os principais pilares de aplicação do NeuroDireito;
4.3 Quais os principais benefícios do conhecimento e aplicação destes estudos;
4.4 Quais os principais requisitos da aplicação das Neurociências no campo do direito;
4.5 Limitações sensoriais;
4.6 Dicas praticas de como implementar;
Módulo 5: NeuroAprendizagem
5.1 Do que trata o NeuroAprendizagem;
5.2 Porque é tão relevante conhecer este campo;
5.3 Quais os principais benefícios do conhecimento e aplicação destes estudos;
5.4 A relevância das emoções no processo de aprendizagem;
5.5 Como chamar a atenção;
5.6 Dicas práticas de como implementar;
Módulo 6: NeuroLiderança
6.1 O que é a NeuroLiderança;
6.2 Porque é tão importante conhecer este campo;
6.3 Quais os principais benefícios do conhecimento e aplicação destes estudos;
6.4 Principais componentes que estimulam as Equipes de Alta Performance;
6.5 Engajamento vs Comprometimento;
6.6 Dicas praticas de como implementar;
Módulo 7: Neurociência aplicada a Comunicação
7.1 Do que trata o NeuroComunicação;
7.2 Porque é tão relevante conhecer este campo;
7.3 Quais os principais benefícios do conhecimento e aplicação deste estudo;
7.4 O poder da Imagem;
7.5 Linguagem corporal – Cinésica – Proxêmica – Paralinguagem - Tacêsica;
7.6 Dicas práticas de como implementar;
Módulo 8: Neurociência e a Nutrição
8.1 O que é a Neurociência aplicada a Nutrição
8.2 Porque é tão importante conhecer este campo;
8.3 Quais os principais benefícios do conhecimento e aplicação destes estudos;
8.4 Porque é tão difícil fazer dieta;
8.5 Como chegamos a ser humanos;
8.6 Dicas praticas de como implementar;
Módulo 9: A Neurociência explica...
9.1 Inovação;
9.2 Atenção e Foco;
9.3 Ansiedade;
9.4 Alegria vs Satisfação;
9.5 Como nos tornamos Humanos;
9.6 Mitos sobre nosso cérebro;
Módulo 10: O que a Neurociência pode fazer por nós
10.1 Será que nos conhecemos realmente?
10.2 O que é “Consciente”, “Inconsciente” e “Subconsciente”;
10.3 Ser Consciente vs Estar consciente;
10.4 Inteligência emocional;
10.5 Somos tão iguais e tão diferentes;
10.6 Quando os olhos falam;
Público
Empreendedores de todos os tipos – Estudantes – Gestores de todos os setores
Tempo
O curso é constituido por 10 módulos ao longo de 10 semanas.
Ritmo do curso
O curso é realizado ao ritmo de cada estudante (self-paced). Os diferentes módulos são todos disponibilizados ao mesmo tempo.
Preço
O curso é gratuito.
Direção do curso
Alexandre Rodrigues
Professor e Consultor há 20 anos nos campos de desenvolvimento de estratégias em Neurociência aplicada a negócios pela empresa de consultoria DNA Corporativo.
Doutorando em sistema Gamificados para autogerenciamento de performance comportamental com ênfase em neurociência aplicada pela Universidade Lusófona de Lisboa em Portugal, com Mestrado internacional em gestão de Equipes de Alta Performance pela UFRGS / Brasil, HEC/Paris e EADA/Barcelona. Pós graduação e MBA em Organização de empresas pela FARGS Brasil. Graduado em Computação gráfica pela CTI em Toronto, Administração de empresas e International Trade pela Faculdade São Judas Tadeu no Brasil.
Lusófona X
A Lusófona X é a Academida Digital da Universidade Lusófona especializada na oferta de cursos a distância em várias áreas do saber.