Skip to main content

A religião portuguesa no século XX
Enrollment is Closed

Conheça melhor a realidade religiosa em Portugal ao longo do século, tendo em conta as profundas transformações por que o país passou.
Enrollment is Closed

Sobre o Curso

Quem não está familiarizado com o campo religioso português e a dinâmica histórica em matéria religiosa poderá realizar através deste curso uma espécie de viagem pelo século XX.

Este pequeno curso (de apenas 6 módulos) poderá ajudar a conhecer melhor a realidade religiosa em Portugal ao longo do século, tendo em conta as profundas transformações por que o país passou, os eventos e movimentações mais significativos e rever a literatura publicada que nos ajuda a compreender o século religioso.

Destinatários

O curso destina-se essencialmente a lideranças religiosas em geral, pastores/as e leigos/as, homens e mulheres, envolvidos com o campo religioso/eclesial, agentes de pastoral, educadores/as, líderes comunitários, estudantes e professores/as de teologia ou de psicologia, profissionais/voluntários em instituições sócio-religiosas com acção político-social, responsáveis de capelanias, orientadores de grupos religiosos ou outros, incluindo os interessados na história do país.

Preço

O curso é gratuito. Os estudantes que pretendam submeter o trabalho final para avaliação e ter acesso ao certificado assinado em caso de aproveitamento terão que realizar um pagamento no valor de 30 Euros

Certificação do curso

Os estudantes inscritos no curso podem optar por frequentar o curso de dois modos distintos: 

  • Modo Observadorr - com acesso a todos os conteúdos mas sem possibilidade de submeter o trabalho final de avaliação e sem acesso ao certificado final.
  • Modo Verificado - com acesso a todos os conteúdos e submissão do trabalho final com acesso ao certificado final em caso de aproveitamento. Os alunos que pretendam esta modalidade poderão realizar o pagamento. Os trabalhos submetidos pelos alunos no Modo Verificado serão avaliados e em caso de aproveitamento será emitido o respectivo certificado de Aproveitamento.

Os estudantes que pretendam submeter o trabalho final para avaliação e respectivo certificado em caso de aproveitamento deverão proceder ao pagamento de 30 Euros.

O pagamento do valor de 30 Euros deverá ser realizado na seguinte página https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-a-religiao-portuguesa-no-sec-xx-130555363607. O pagamento poderá ser realizado até às 19h00 do dia 30 de dezembro de 2020

Avaliação

Escrever um ensaio, até 3 páginas, sobre a religião em Portugal.

Estrutura

  • Módulo I - Introdução à realidade religiosa do séc. XX português
  • Módulo II - A religião na monarquia
  • Módulo III - A religião na I República
  • Módulo IV - A Religião no Estado Novo
  • Módulo V - A Religião no período democrático
  • Módulo VI - A Religião e os escritos do século

Requisitos

Não tem.

Autores do curso

José Brissos-Lino

José Brissos-Lino

Doutorado em Psicologia, na área de Psicologia da Religião, Mestre em Relação de Ajuda e Terapias Existenciais. Director do Mestrado em Ciência das Religiões e investigador na Universidade Lusófona. Coordenador do Instituto de Cristianismo Contemporâneo (ICC). Investigador Integrado do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Orientador de dissertações de Mestrado e de teses de Doutoramento.

Paulo Mendes Pinto

Paulo Mendes Pinto é coordenador da área de em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, onde também dirige o projeto REC-XXI – Religiões, Educação e Cidadania.
Desenvolve investigação sobre História das Religiões Antigas (mitologia e literaturas comparadas), Historiografia e Teoria da História e Diálogo entre as Religiões, Convívio e Cidadania. Dedica parte dos seus trabalhos a questões sobre a relação entre o Estado e as religiões.


Sobre o Instituto de Cristianismo Contemporâneo

Este curso é da responsabilidade científica do Instituto de Cristianismo Contemporâneo, que integra a Área de Ciência das Religiões (FCSEA/ULHT), coordenado pelo Prof. Doutor José Brissos-Lino. O ICC pretende incentivar a investigação científica na área da religião e espiritualidade, no âmbito dos vários ramos da fé e vivência cristãs.

Sobre a Área de Ciências das Religiões

A Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona é o primeiro espaço académico, em Portugal, inteiramente dedicado ao estudo das Religiões e com total imparcialidade confessional. Confere uma formação sólida reconhecida; competências e conhecimentos em âmbitos específicos e fundamentais para investigadores no vasto campo dos estudos sobre o Fenómeno Religioso, preparando profissionais altamente qualificados, capazes de acrescentar valor como técnicos e quadros superiores, peritos, docentes e formadores, num leque muito variado de áreas de actividade.

O universo religioso sofre actualmente metamorfoses profundas: à medida que os espaços humanos se tornam cada vez mais multiculturais, o conhecimento das religiões assume um contributo fundamental para o aprofundamento da cultura democrática.

Enrollment is Closed