Pular para o conteúdo principal

O Apocalipse e a Mulher
Matrículas encerradas

O curso se propõe a revelar a importância e o significado da mulher nos séculos II a.C a IV d.C pelos textos apocalípticos.
Matrículas encerradas

ATENÇÃO:
A participação no curso só se dá após o cumprimento das duas etapas abaixo:

ATENÇÃO: Use o mesmo e-mail nas duas etapas da inscrição (pagamento e matrícula). A Inscrição direito a assistir às aulas ao vivo ou gravadas e ao certificado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), mediante aprovação nas avaliações.

IMPORTANTE: Os alunos inscritos receberão um cupon de desconto de 20% para compra do livro "A Imaginação Apocalíptica - Una introdução à apocalíptica judaica" da Editora Paulus, Brasil.

Sobre o curso:

O Apocalipse é o livro da Bíblia que mais despertou a curiosidade e estudos em dois milênios. Mas o Apocalipse de João não é o único livro a tratar do final dos tempos. Há diversos livros judaicos, gregos, latinos, persas e gnósticos escritos entre os séculos II a.C. e IV d.C. que constituem a literatura apocalíptica. Neste curso estudaremos as personagens femininas nos textos apocalípticos pelo viés antropológico buscando o que estes textos revelam sobre a importância e significado das mulheres nos séculos II a.C. - IV d-C. Ao final do curso o aluno irá compreender as características da literatura apocalíptica, conhecer as personagens femininas nos textos apocalípticos judaicos, gnósticos e cristãos, entender o significado e a importância das mulheres nestes textos e perceber como os textos apocalípticos refletem a visão sobre a mulher na sociedade em que se originam.

A quem se destina o curso?

Todos são bem-vindos no curso: curiosos, estudiosos em geral e interessados na história do cristianismo, estudantes e professores/as de ciência das religiões e teologia, líderes religiosos em geral, pastores/as e leigos/as, homens e mulheres, envolvidos com o campo religioso/eclesial, agentes de pastoral, educadores/as e líderes comunitários.

Quando começa?

O curso inicia no dia 4 de março de 2023. Tem a duração de 4 sábados, encerrando no dia 25 de março.

Como ocorrem as aulas?

As aulas acontecerão ao vivo, aos sábados, às 15h do Brasil / 18 h (Portugal) através da plataforma Zoom. Cada aula terá a duração de 1 hora de exposição, seguida de 30 minutos para perguntas e debates.

As aulas serão gravadas e disponibilizadas na página do curso para acesso dos alunos.

Como é feita a avaliação?

A avaliação está organizada em duas etapas:

  • Realização dos exercícios a cada aula (4)

  • Realização de um breve relatório de aprendizagem ao final do módulo, de 1 a 3 páginas.

A nota final do curso terá a seguinte ponderação:

  • Exercícios – 40%

  • Relatório Final – 60%

O curso termina no dia 25 de março de 2023.

O relatório final deve ser entregue em pdf ou doc até o dia 8 de abril de 2023.

Programa do curso:

Aula 1: A literatura apocalíptica e a mulher
Resumo: Estudo das características da literatura apocalíptica com enfoque na sua simbologia e características históricas.

Aula 2: A mulher na literatura apocalíptica judaica
Resumo: Estudo das personagens femininas nos textos apocalípticos judaicos bíblicos e extra-bíblicos dos séculos II a.C. - I d.C.

Aula 3: A mulher na literatura apocalíptica gnóstica
Resumo: Estudo das personagens femininas nos textos apocalípticos gnósticos (séc. I-IV d.C.).

Aula 4: A mulher na literatura apocalíptica cristã
Resumo: Estudo das personagens femininas nos textos apocalípticos cristãos, bíblicos e extra-bíblicos (séc. I-IV d.C.).

Docente

Lidice Meyer Pinto Ribeiro
Lidice Meyer Pinto Ribeiro é Pós Doutora em Antropologia e História pela Universidade de São Paulo, Brasil e Pós-Doutoranda em Estudos de Globalização pela Universidade Aberta de Portugal. Doutorou-se em Antropologia pela Universidade de São Paulo e é Mestre em Etnobotânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional, Brasil. Professora no Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Portugal e no Moriah College , Investigadora no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa e Investigadora da Cátedra de Estudos Globais da Universidade Aberta de Lisboa (CIPSH). É também membro do Instituto de Cristianismo Contemporâneo (ICC), da Sociedade Portuguesa de História do Protestantismo (SPHP) e Avaliadora do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) e de diversas revistas acadêmicas internacionais.

Atuou por mais de 20 anos junto a Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil, na coordenação da Pós-Graduação em Teologia, Filosofia e Pedagogia, e como professora do Programa de Mestrado em Ciências da Religião, na graduação em Teologia e outros cursos.

Comentarista e consultora sobre assuntos de religião e antropologia em mídias sociais, TV, rádio, jornais e revistas. Possui livros e artigos publicados nas áreas de religiões, história, antropologia e etnobotânica. Realizou pesquisas em Roma (Arquivo Secreto do Vaticano, Archivio Storico di Propaganda Fide, e Universidade Gregoriana), Alemanha, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Brasil.

Website

Bibliografia

  • AQUINO, Felipe (1997). A Mulher do Apocalipse. São Paulo: Editora Loyola.
  • CHARPENTIER, Etienne et all (1986). Uma Leitura do Apocalipse. Série Cadernos Bíblicos nº 22. Fátima: Difusora Bíblica.
  • COLLINS, John J. (2010). A Imaginação Apocalíptica - uma introcução à literatura apocalíptica judaica. São Paulo: Editora Paulus.
  • CUVILLIER, Elian (2009).Os Apocalipses do Novo Testamento. Série Cadernos Bíblicos nº 102. Fátima: Difusora Bíblica.
  • MOLINA, Francisco Contreras et all (2006). Apocaliptica e Milenarismo. Série Atualidades Bíblicas nº 10. Fátima: Difusora Bíblica.
  • PIÑERO, Antonio; TORRENTES, José Montserrat; BAZÁN, Francisco Garcia(2016). Textos gnósticos: Apocalipsis y otros escritos. Biblioteca de Nag Hammadi, III. Madrid: Trotta.
  • ROBINSON, James (org.)(2006). A Biblioteca de Nag Hammadi. São Paulo: Madras.
  • RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. O papel das mulheres na Bíblia: protagonistas ou coadjuvantes? Ad Aeternum, 1, 68-85, 2020. Disponível em: Aqui

Leia alguns dos relatórios de conclusão dos três módulos anteriores em: Aqui

* Este curso enquadra-se na série “O Sagrado Feminino no Cristianismo”.

Matrículas encerradas